Buscar

Terapia floral para servidores da saúde em MS

Ação entregou 1,3 mil frascos de essências em unidades de saúde para controlar as emoções dos trabalhadores

Cb image default

(Foto: Marco Miatelo)

A Terapia Floral está sendo levada a trabalhadores de hospitais e maternidades de Mato Grosso do Sul como forma de controlar as emoções neste período tenso de pandemia de coronavírus. O primeiro a receber os frascos com as essências florais foi o Hospital Regional Rosa Pedrossian, em Campo Grande, referência para tratamento da Covid-19. Outra unidade contemplada foi a Maternidade Cândido Mariano, também na Capital, em ação na tarde desta terça-feira, 12 de Maio.

Na maternidade, os servidores receberam os frascos com spray, assim podem borrifar o líquido na boca três vezes ao dia. Não há qualquer contraindicação. A iniciativa é do Núcleo de Implementação Para Práticas Integrativas e Complementares em Educação e Saúde de Mato Grosso do Sul (NIEPPICS-MS ), juntamente com a Associação dos Terapeutas Florais de Mato Grosso do Sul (ASTERFLOR-MS ).

"Quando ingerimos a terapia floral, nós equilibramos o nosso fator emocional. Equilibramos nossas qualidades e virtudes humanos. É uma prática não invasiva, não farmacológica que pode ser usada em qualquer fase da vida", ensina Joseanne Roque presidente da Associação dos Terapeutas e diretora do Núcleo.

Segundo ela, a entrega das essências na maternidade tem grande relevância. "A maior parte dos enfermeiros são mulheres que deixam seus filhos em casa nessa época de pandemia que estamos vivendo. A vida começa nas mãos destas profissionais da maternidade (...) A Cândido Mariano abriu as portas para a terapia floral há cinco anos. Colocamos os florais nas salas de parto para ajudar num parto mais saudável", afirma.

Joseanne explica que a terapia floral alivia as emoções em polaridade, realmente negativas. "Se é um período difícil pra nós, imagina para quem está recebendo vidas em meio a essa pandemia", reitera. "Foi um momento lindo", afirma Joseane sobre a entrega das essências na Maternidade.

A terapeuta seguirá com a ação para levar qualidade de vida aos funcionários das unidades de saúde, principalmente aos que estão na linha de frente no enfrentamento da Covid-19. "Quando saiu a notícia que o Hospital Regional foi o escolhido para abrigar os casos de coronavírus, notou-se que todos os colaboradores ficaram tensos e preocupados, isso mudaria muita coisa na vida deles tanto pessoal como no trabalho e foi aí que, em contato com uma enfermeira e com o setor de assistência ao servidor do HRMS, resolvemos montar essa ação de solidariedade", conta.

Com as ações realizadas na terça-feira, o trabalho atinge a marca de 1,3 mil frascos entregues para unidades de Campo Grande, Sidrolândia e Batayporã. A Terapia Floral é uma prática reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Além disso não é invasiva, não é farmacológica e não tem contra indicações, sendo eficaz para o controle das emoções.

As essências foram doadas por amigos da Terapia Floral e pelo sistema floral brasileiro de Saint Germain. A entrega aos funcionários é feita em frasco pet com válvulas spray para facilitar o uso. Além do Hospital Regional e Maternidade Cândido Mariano, também recebem florais o Hospital do Câncer Alfredo Abrão, Hospital Universitário, Hospital Elmíria Silvério Barbosa (em Sidrolândia) e a Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã.

Apoio emocional - Além de auxiliar a controlar as emoções dos colaboradores do HRMS, o NIEPPICS-MS também busca ajudar a amenizar o sofrimento daqueles que acabam de perder algum parente, principalmente pela Covid-19. Com o apoio dos Gideões Internacionais no Brasil e do próprio Hospital Regional, um kit composto com um floral, um livro do novo testamento com salmos e provérbios e uma carta de apoio emocional são entregues à família nesse momento tão difícil.

“Devido ao protocolo de óbito que está em vigor diante da Covid-19, me surgiu essa preocupação no tamanho da dor de uma pessoa ao perder um ente querido e diante disso montamos os kits. São materiais que esperamos não precisar entregar, mas se for necessário serve de alento aos familiares".

A diretora do NIEPPICS, Joseanne Roque, que trabalha há 20 anos como terapeuta floral, explica que as Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso. “O Núcleo busca auxiliar desde empresas até funcionários da saúde e da educação trabalhando o cuidado e autocuidado”, afirma.

A ASTERFLOR-MS visa preservar e garantir, dentro de suas possibilidades, o livre exercício do atendimento terapêutico. Também é responsável por formar terapeutas, informar ao público e contribuir para a evolução da terapia na saúde pública.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.