Buscar

Homem que derrubou ciclista com cotovelada é policial civil; Corregedoria investiga o caso

Corregedoria da Polícia Civil disse ao G1 que 'tomará as medidas cabíveis'. Imagem, que viralizou nas redes sociais, mostrou o momento em que ele passa ao lado da mulher e faz o movimento.

Cb image default
Foto: Reprodução

O homem flagrado dando uma cotovelada em uma ciclista na Enseada de Botafogo, na Zona Sul do Rio, é o policial civil Marius Brandão

A produção do RJ1 tentou contato com o policial, mas ele não quis comentar o caso. "Não tenho nada para falar com você", disse Marius.

O vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra o momento em o homem levanta o cotovelo e atinge a ciclista que estava na pista no sentido contrário da ciclovia.

Em nota a Corregedoria da Polícia Civil disse que está investigando o caso e que "tomará as medidas cabíveis".

Relembre o caso

O incidente aconteceu no sábado, dia 22 de maio. A gestora de negócios Michele Dantas, de 49 anos, e a cunhada, Joseane Machado, de 37 anos, estavam pedalando por volta das 10h, quando a vítima da cotovelada caiu em cima de Michele. Leia mais abaixo quais as regras de convivência para pedestres e ciclistas no Rio.

O passeio era filmado por Joseane, que estava atrás das duas ciclistas que aparecem no vídeo e flagrou o momento em que o homem se aproxima correndo na pista no sentido contrário ao da ciclista, passa ao lado dela e faz o gesto com o braço que desequilibra a mulher. A ciclista não sofreu ferimentos graves.

“A minha sorte é que eu estava firme. Eu me desequilibrei, mas não caí completamente, não me machuquei. Poderia ter sido pior. A menina [atingida] ficou atordoada, pedindo desculpas e dizendo que tinha caído porque o homem deu uma cotovelada nela. Até então a gente não tinha visto o vídeo e só nos preocupamos mesmo em ver se ela estava bem”, disse Michele.

A surpresa maior veio mesmo quando ela assistiu à filmagem do passeio e percebeu que a moça pareceu ter sido atingida de propósito.

“Um pouco antes disso, dois rapazes passam correndo ao lado dela no vídeo. Tinha espaço para ele passar. Quando assisti, me deu uma repugnância pela maldade gratuita e que poderia resultar em um acidente mais grave. Resolvi postar o vídeo para trazer essa reflexão, do que leva uma pessoa agir assim”, contou.

'Nunca tinha visto algo assim'

Michele contou ainda que costuma pedalar por Niterói, onde mora, e que era a primeira vez que fazia esse tipo de passeio no Rio.

“A convivência entre pedestres e ciclistas na ciclovia é sempre complicada, mas uma agressão desse tipo eu nunca tinha visto”, disse.

O empresário Raphael Pazos, que é um dos fundadores da Comissão de Segurança do Ciclismo (CSC-RJ), também compartilhou o vídeo e disse que alguns seguidores relataram já ter visto o homem agindo do mesmo jeito em Copacabana e em Ipanema.

“Costumo dizer que nossa maior pandemia, e que já acontece há muito tempo, é a violência no trânsito, no espaço público. É inadmissível uma atitude assim”, afirmou Pazos.

Não houve registro

O G1 entrou em contato com o Programa Segurança Presente e a Polícia Civil para saber se alguma queixa foi feita nas imediações.

O Segurança Presente disse que nada foi registrado.

A Polícia Civil explicou que, sem o nome de quem apresenta a queixa, não é possível fazer uma verificação de ocorrência em suas delegacias.

PGlmcmFtZSBpZD0iX2RpYzZybjhhZSIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9Xd001Nm44YTZfND9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.