Buscar

O horário de verão começa à zero hora do dia 20 de outubro e termina no dia 16 de fevereiro de 2014

Odiado por muitos e adorado por outros ele está perto e com alegria ou tristeza vai ficar até fevereiro de 2014

Odiado por muitos e adorado por outros ele está perto e com alegria ou tristeza vai ficar até fevereiro de 2014. Saiba mais sobre o horário de verão 2013-2014 no Brasil, quando começa e quando termina. 

O horário de verão deste 2013 começa à zero hora do dia 20 de outubro e termina no dia 16 de fevereiro de 2014, exatamente à zero hora do terceiro domingo de fevereiro e para quem gosta deste horário no qual os dias ficam mais longos, é um bom momento de aproveitar para fazer caminhadas, conversar com os amigos e aproveitar o calor do verão, economizando energia

Desde 2008, com decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o horário de verão tem início no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.

Moradores de Ribeirão Preto e de outras cidades paulistas, assim como dos demais estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além do Distrito Federal, terão que adiantar os relógios em uma hora no próximo dia 22.

No horário de verão anterior, a CPFL Paulista, que distribui energia em Ribeirão Preto e em outras 233 cidades paulistas, obteve uma economia de consumo de eletricidade suficiente para atender Ribeirão Preto por 15 dias.

A mudança de horário não deve prejudicar o comércio, segundo empresários do setor.

“As vendas de sucos devem aumentar, já que o clima quente deve durar até as 18h”, diz Valdir de Almeida, de lanchonete no Centro.

“O único problema é que fechamos às 18h e, com o horário de verão, pode ocorrer de consumidores ficarem no estabelecimento”, emenda.

“Será ótimo para vender mais sorvetes”, comenta José Gomes, que vende picolés e sorvetes também na área central de Ribeirão Preto.

Programa reduz o consumo nas horas de pico

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia, o horário de verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional (SIN) no período de ponta.

Isso é possível, segundo o ONS, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em uma hora.

O efeito provocado é de não haver a coincidência da entrada da iluminação, com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante é reduzido após as 18 horas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.