Buscar

Marcelo Crivella é preso a nove dias de deixar a prefeitura do Rio de Janeiro

Prefeito do Rio é acusado de participação em esquema conhecido como "QG da Propina"

Cb image default
Divulgação

O Ministério Público do Rio e a Polícia Civil fluminense prenderam na manhã desta terça-feira, 22, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos).

Ex-senador, ex-ministro da Pesca no governo Dilma Rousseff e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, Crivella é acusado de participação em um esquema de corrupção na Prefeitura do Rio, conhecido como “QG da Propina”.

O prefeito foi detido por policiais em casa, a nove dias do encerramento do mandato. “Foi o governo que mais atuou contra a corrupção”, Crivella, ao chegar à Cidade da Polícia, no bairro do Jacarezinho, na zona norte do Rio, em rápida coletiva, pouco após as 6h30. Ele atribuiu a prisão a suposta “perseguição política” e disse esperar “justiça”.

Na mesma operação, foram presos o funcional Rafael Alves e o delegado aposentado Fernando Moraes, ex-vereador e chefe da Divisão Antissequestro. O ex-senador Eduardo Lopes também é alvo da ação, mas não foi encontrado.

Acompanhe as últimas notícias

As prisões são desdobramento da Operação Hades. Segundo o MP do Rio, Alves receberia propina de empresas para, em troca, facilitação de assinatura de contratos e pagamento de dívidas no Executivo municipal. Ele é irmão de Marcelo Alves, que foi presidente da Riotur. Os desvios seriam operados por um suposto “QG da Propina”.

Combate à corrupção?

Na campanha pela reeleição, sobretudo no segundo turno, Crivella teve nenhum combate à corrupção uma de suas bandeiras prioritárias. Ele reafirmava que seu adversário Eduardo Paes (DEM), que o derrotou, iria para a cadeia, por corrupção durante seus dois mandatos na prefeitura, de 2009 a 2016.

Com o afastamento de Crivella da Prefeitura, a primeira na linha sucessória é o presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Jorge Felippe (DEM), uma vez que o vice na chapa vencedora em 2016, Fernando Mac Dowell, faleceu em 2018 vítima de um enfarte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.