Publicado em 26/03/2020 às 16:30, Atualizado em 26/03/2020 às 20:34

MARACAJU: Moradoras produzem máscaras e jalecos para doarem ao Hospital da cidade

Moradoras produzem máscaras e jalecos para doarem ao Hospital Soriano Correa em Maracaju

Hosana de Lurdes, Tudo do MS
Cb image default

Hospital de Maracaju vai receber mil máscara confeccionadas por Rosali e Aline - Hosana de Lourdes Foto

Duas moradoras da Vila Prateada em Maracaju cidade distante da capital 160 quilômetros em gesto de solidariedade e o amor ao próximo estão produzindo mil máscaras e 35 jalecos, que serão doados para o Hospital de Maracaju Soriano Correa.

Roseli dos Santos e Aline Paola dos Santos leia-se “Rosa Ly Ateliê”, resolveram costurar as máscaras vendo as dificuldades de encontrar para a compra sendo que o utensílio, é de grande necessidade para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus em Maracaju.

Cb image default
Rosali Santos durante a entrevista ao tudodoms Foto - Hosana de Lourdes

As máscaras são descartável, a confecção está sendo realizada por meio de uma ação voluntária em que duas costureiras do município estão participando e as doações de materiais, como tecido e elástico, foi feita por um casal de Maracaju que pediu para não ser identificado.

Rosali Santos, contou ao tudodoms que iniciou na segunda feira, dia 23, confeccionando voluntariamente as máscaras durante toda a semana que serão embaladas e entregues ao Hospital de Maracaju. “Esta é a primeira vez, como costureira aceitei o desafio eu e minha filha, sentamos desde segunda-feira, estamos durante toda semana e vamos terminar sexta-feira,” disse Rosali.

Cb image default
Foto - Hosana de Lourdes

Conforme explicou Aline Paola, a fabricação de mil máscaras, que são feitas no tecido TNT, a ideia é a prevenção, principalmente o resguardo das pessoas que estão trabalhando com a saúde. A maioria dos materiais de proteção já estão em falta no SUS (Sistema Único de Saúde), até mesmo no comércio e os profissionais tem a necessidade de utilizar.

O casal que fez a doação lembrou que é importante lembrar que temos um só hospital, que em meio a uma pandemia, toda doação é bem vinda e vai ajudar de alguma forma. “ Essas máscaras pode ajudar até mesmo quem está em situação de vulnerabilidade imunológica, como pacientes de câncer, costumam usar a proteção também no hospital” disse.

Lembrando que as armas mais poderosas nessa luta são: boa higienização das mãos, a etiqueta ao tossir e espirrar, manter distância de segurança e trocar a roupa que chegou da rua para ficar em casa, além do isolamento social.