Buscar

Assembleia de MS perde seu segundo deputado com a morte de Cabo Almi

Com sua morte, quem assume a vaga é o suplente Amarildo Cruz, também do PT.

Cb image default
Divulgação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul perdeu o segundo deputado vítima da Covid-19 (novo coronavírus) em uma mesma legislatura com a morte de Cabo Almi (PT), aos 58 anos, ocorrida na noite desta segunda-feira (24).

O primeiro a falecer foi Onevan de Matos (PSDB), aos 77 anos, no dia 13 de novembro de 2020 durante um procedimento de cateterismo, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde ficou internado por vários dias para tratamento de Covid-19. Ex-prefeito de Naviraí, ele foi substituído pela suplente e correligionária Mara Caseiro.

Cabo Almi, que exercia seu terceiro mandato, estava internado há 18 dias no Hospital da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, e vinha apresentando melhora, mas o seu estado de saúde piorou e ele não resistiu.

O petista, que tinha diabetes, foi diagnosticado com coronavírus no último dia 5, porém estava se recuperando em casa.

Após piora na infecção, foi intubado no dia 7 já com 50% dos pulmões comprometidos e depois de alguns dias já apresentou comprometimento de 70% dos pulmões.

Com sua morte, quem assume a vaga é o suplente Amarildo Cruz, também do PT, que já atuou no Parlamento estadual, mas não havia conseguido se reeleger nas últimas eleições para o cargo.

CARREIRA

José Almi Pereira Moura nasceu no município de Jardim Olinda (PR), em 17 de dezembro de 1962, filho do lavrador Finelon Pereira de Moura e da dona de casa Creuza Vieira da Silva Moura. Em 1963, a família mudou-se para o Distrito de Lagoa Bonita, em Deodápolis, para o cultivo de lavoura. Em fevereiro de 1982, Almi veio para Campo Grande e trabalhou como cobrador de ônibus, foi empacotador e promotor de vendas de indústria de alimentos e formou-se como torneiro mecânico pelo Senai.

Em outubro de 1983, prestou concurso para soldado da Polícia Militar. Em 1987, casou-se com Irene Carolina de Oliveira, com quem teve três filhos: Flávio, Fabrícia e Monique.

Em 1988, foi aprovado no concurso para cabo da PM. No início da década de 90 ajudou a fundar o Grêmio 8 de Abril, do qual foi presidente por seis anos.

Em 1996, foi eleito vereador em Campo Grande, pelo Partido dos Trabalhadores, sendo reeleito por mais três mandatos, até assumir a vaga de deputado estadual em 2011.

Em 2014, foi reeleito deputado estadual com 21.195 votos, e nas eleições de 2018 obteve 21.121 votos.

Willams Araújo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.