Buscar

Federação orienta produtores rurais sobre risco de invasões do MST

Agricultores e pecuaristas do Paraná devem seguir recomendações e medidas preventivas

Cb image default
Divulgação

Diante das constantes invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em diversas regiões do país, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) elaborou uma série de providências que os produtores rurais devem adotar em situação de risco de invasões.

Entre as recomendações e medidas preventivas estão:

— Ter um laudo técnico atualizado de produtividade que possa ser utilizado para demonstração do uso racional e adequado do imóvel, cumprindo a função social da terra;

— Manter as divisas da propriedade em bom estado de conservação e de fácil constatação a qualquer pessoa que delas se aproxime.

Segundo a Faep, diante do risco de invasão, o procedimento judicial cabível será de “Interdito Proibitório”, que servirá como uma medida judicial prévia, em que se determina a proibição da invasão.

Caso isso ocorra, a Faep orienta que os documentos citados acima sejam entregues a um advogado de confiança, para ajuizar uma ação de “Interdito Provisório” demonstrando o risco iminente de ter o imóvel invadido.

A medida liminar, ao ser concedida, deve ser apresentada à Polícia Militar e à Delegacia de Polícia, além do Sindicato Rural, para informar a Secretaria de Segurança do Estado.

A Faep reforça que está à disposição para auxiliar tantos os sindicatos, quanto os proprietários rurais do Paraná.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.