Buscar

MS libera "4ª dose da vacina", agora para idosos e profissionais da saúde

Anteriormente, o reforço na vacinação estava restrito a pessoas acima de 18 anos com doenças que tinha a atividade ou eficiência do sistema imunológico (IMUNOSSUPRESSÃO)

Cb image default
Cerca de 58 mil profissionais da saúde e 280 mil idosos estão aptos a receber o reforço

A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) autorizou nesta terça-feira (8) a vacinação de idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde com a 4ª dose da vacina contra a covid-19. Anteriormente, o reforço na vacinação estava restrito a pessoas acima de 18 anos com alto grau de imunossupressão.

De acordo com o secretário Geraldo Resende, todos as cidades estão autorizadas a iniciar a imunização do novo público imediatamente. “Temos estoque para vacinar os 58 mil profissionais da saúde e os 280 mil idosos de Mato Grosso do Sul”, afirmou o titular da pasta.

O reforço deverá obedecer ao aprazamento de 4 meses após a terceira dose recebida, tanto para os profissionais da saúde quanto para os idosos. No caso de gestantes e puérperas, o intervalo deverá ser de 5 meses, sendo vedada a aplicação de AstraZeneca e Janssen.

“A liberação esta relacionada com a Ômicron pois temos observado um número de óbitos expressivo entre quem tem mais de 60 anos, então há a necessidade de reforçar a imunização desse público e também proteger os profissionais que estão na linha de frente”, comentou o o assessor militar da SES, coronel Marcello Fraiha.

A extensão do público foi decidida em acordo com o COE (Centro de Operações de Emergência) do governo do Estado e a CIB (Comissão Intergestores Bipartite), vinculada à secretaria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.