Publicado em 24/11/2021 às 06:25, Atualizado em 24/11/2021 às 10:30

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul encerrou a Operação Hefesto

A Operação Hefesto foi iniciada no dia 03 de Julho deste ano, totalizando 144 dias ininterruptos.

Assessoria de Comunicação,
Cb image default
Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) encerrou nesta terça-feira (23) a Operação Hefesto (Deus do Fogo). A solenidade de conclusão dos trabalhos de combate a incêndio florestal no Pantanal foi realizada no Quartel do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), em Corumbá-MS.

A Operação Hefesto foi iniciada no dia 03 de Julho deste ano, totalizando 144 dias ininterruptos. Durante esse período, a Corporação já empregou 796 bombeiros militares, 101 viaturas, além de aeronaves e diversos tipos de materiais de combate a incêndio florestal.

“A Operação Hefesto fez a diferença nas ações do Governo do Estado para preservar o bioma pantaneiro. Foi necessário montar uma enorme estrutura logística para combater os focos de calor, garantindo a preservação da nossa fauna e flora. A Operação foi encerrada porque todos os incêndios foram controlados. O Corpo de Bombeiro Militar continua de prontidão caso surja algum outro incêndio florestal. Estamos sempre prontos para atuar a qualquer momento e em qualquer lugar”, destacou o Comandante-Geral do CBMMS, Coronel Hugo Djan Leite.

Em 2021, a área total queimada em incêndio florestal no Pantanal foi 48,23% menor do que em relação ao ano de 2020 (período comparativo entre 01/01/2021 a 21/11/2021). Os dados são do Laboratório de Aplicação de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA/UFRJ) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Cb image default
Divulgação