Buscar

Bebê nasce "grávida" na Colômbia

Uma mãe colombiana deu à luz um bebê que barregava, em sua barriga, um corpo minúsculo, meio formado, mas ainda em crescimento, de sua própria irmã gêmea.

Cb image default
Foto: Reprodução/The New York Times

A pequena Itzmara nasceu com uma condição muito rara conhecida como “feto no feto”. Acredita-se que ocorra em cerca de um em cada 500 mil nascimentos. Nos últimos anos, nascimentos semelhantes ocorreram na Índia, na Indonésia e em Cingapura. Mas o último caso foi ainda mais incomum, pois os médicos identificaram claramente o feto dentro do bebê ainda durante a gravidez, explicou o obstetra Miguel Parra-Saavedra, especialista em gravidez de alto risco em Baranquilla, Colômbia, que supervisionou o nascimento. Ele viu a gestante, Monica Vega, 33, pela primeira vez quando ela estava na 35ª semana de gravidez, cinco semanas antes do parto.

O obstetra anterior acreditava que o bebê tinha um cisto no fígado. Mas, usando um Doppler colorido e imagens de ultrassom 3D/4D, Parra-Saavedra foi capaz de ver que o espaço cheio de fluido, na verdade, continha um bebê minúsculo, sustentado por um cordão umbilical separado que extraia sangue, e conectado ao intestino do gêmeo maior. “Eu contei para a mãe e ela disse: 'O quê? Não, doutor, isso é impossível' Mas eu expliquei passo a passo, e ela entendeu”, disse ele, em entrevista ao The New York Times.

Em 22 de fevereiro, com 37 semanas, Itzmara já pesava cerca de três quilos e os médicos decidiram fazer o parto cesariana, pois temiam que a gêmea interna esmagasse seus órgãos abdominais. No dia seguinte ao nascimento, eles removeram o gêmeo fetal por cirurgia laparoscópica. O feto tinha cerca de cinco centímetros de comprimento, cabeça e membros rudimentares, mas não tinha cérebro e coração, conta o médico. Segundo ele, às vezes, esses fetos são diagnosticados erroneamente como teratoma, um tumor que pode conter ossos, tecido muscular e cabelo. Uma comparação de DNA está sendo feita, mas o especialista disse não ter dúvidas de que os dois bebês eram gêmeos idênticos do mesmo óvulo. Itzamara está bem. “Ela tem uma pequena cicatriz em seu abdômen, mas é um bebê normal agora, exceto que o mundo inteiro está falando sobre ela”, finalizou o obstetra.

CURIOSIDADES

Como o feto menor se alimentava de sua irmã, ele é chamado de heterópago ou gêmeo parasita. Alguns gêmeos heterópagos nascem unidos a seus irmãos saudáveis, enquanto alguns crescem parcialmente dentro e parcialmente fora do corpo de seus gêmeos. Acredita-se que a condição aconteça logo após o 17º dia de gestação, quando o embrião se achata como um disco e se dobra sobre si mesmo para formar o feto alongado. Os médicos acreditam que, em casos extremamente raros, os embriões gêmeos se dividem apenas parcialmente e o maior envolve o menor.

Segundo o médico, a condição rara pode passar despercebida por muitos anos. Em 2015, uma inglesa de 45 anos que mora no Chipre foi submetida a uma cirurgia para retirar o que parecia ser um tumor de dez centímetros em seu ovário. Na dissecção, o tumor revelou ter um rosto parcialmente formado com um olho, um dente e cabelos pretos. Os médicos concluíram que era um gêmeo que se desenvolveu enquanto ela ainda estava no ventre de sua mãe.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.