Buscar

Princesa Cristina é acusada de lavagem de dinheiro

A infanta pode ser o primeiro membro da família real espanhola a ser julgada

(Foto: Andreu Dalmau/EFE)

Após uma longa investigação, um juiz espanhol indiciou a princesa Cristina, filha mais nova do rei Juan Carlos, pelos crimes de fraude fiscal e lavagem de dinheiro, abrindo caminho para o primeiro julgamento de um membro da família real, relata o jornal El País nesta terça-feira. O magistrado de Palma de Mallorca José Castro afirmou em um documento de 200 páginas que há provas de que Cristina, de 48 anos, cometeu os crimes e a convocou para prestar depoimento em 8 de março. A família real espanhola não comentou o caso.

A infanta Cristina de Bourbon, como ela é conhecida na Espanha, é a filha mais nova do rei Juan Carlos. Cristina é casada com Iñaki Urdangarin, ex-jogador profissional de handebol. Ele atuou pela seleção espanhola em três Olimpíadas e durante dezesseis anos pelo time do Barcelona. Em 2011, o jornal El País revelou o escândalo de corrupção mostrando que o Instituto Nóos, administrado por Urdangarin e Cristina, recebeu contratos no valor aproximado de 6 milhões de euros (18,3 milhões de reais) de entidades públicas para cumprir trabalhos de incentivo ao esporte que nunca foram realizados.

Depois de um ano de investigação da promotoria espanhola, Urdangarin e seu sócio, Diego Torres, foram acusados por fraude administrativa, má utilização de dinheiro público e falsificação de documentos. Urdangarin ainda responde a outras três acusações de fraude fiscal.

Em novembro, o mesmo juiz José Castro já havia embargado o luxuoso palacete de Pedralbes [confira fotos abaixo], que pertence à princesa Cristina de Bourbon e a seu marido. A Justiça determinou o bloqueio do imóvel, que fica em Barcelona, e de outras dezesseis propriedades menores dos duques de Palma – título real do casal – para cobrir uma fraude de 6 milhões de euros de Urdangarin e seu ex-sócio, Diego Torres.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.