Publicado em 07/05/2021 às 09:04, Atualizado em 07/05/2021 às 13:05

Ana Paula Valadão entra na mira da Justiça após culpar gays pela Aids

Inquérito contra Ana Paula Valadão foi aberto em dezemnbro do ano passado

redacao com, TV FOCO
Cb image default
Ana Paula Valadão

Ana Paula Valadão, sem a menor sombra de dúvidas, é uma das cantoras mais polêmicas do mundo gospel. Justamente pelo fato de falar o que quer durante suas pregações nos templos religiosos, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação contra a pastora por declarações consideradas homofóbicas.

Para quem não se recorda, em 2016, durante um congresso transmitido na internet e em um canal de televisão, Ana Paula Valadão disse que relações homossexuais não são normais e ainda fez questão de associar a AIDS a casal formado por homens. O discurso, como era de se esperar, foi duramente criticado.

“Deus criou o homem e a mulher e é assim que nós cremos. Qualquer outra opção sexual é uma escolha do livre arbítrio e qualquer escolha leva a consequências […] Taí a Aids para mostrar que a união sexual entre dois homens causa uma enfermidade que leva à morte, contamina as mulheres, enfim…Não é o ideal de Deus”, disparou.

Por conta da fala escandalosa, o MPF pede que a Ana Paula Valadão pague R$ 200 mil e a emissora efetue o pagamento de R$ 2 milhões. Os valores devem ser revertidos a entidades representativas de pessoas LGBTQI+ e de pessoas que convivem com o vírus HIV. O inquérito foi aberto em dezembro do ano passado.

“Responsabilizar ‘os homens que fazem sexo com homens’ pelo surgimento e propagação da Aids reforça o tom hostil e preconceituoso da fala, desrespeitando direitos fundamentais decorrentes da dignidade da pessoa humana dessa coletividade. A soma de todos esses elementos evidencia a inegável ocorrência de discurso de ódio”, diz uma parte.

A defesa de Ana Paula Valadão e a emissora alegaram que estavam amparados pela liberdade religiosa e que a fala teria sido mal interpretada: “Nunca quis ofender quem quer que seja, e que suas palavras foram muito mal interpretadas, destacando-se que estas foram proferidas integralmente em um contexto religioso”.