Buscar

Ex-prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja é preso por corrupção

Prefeito ocupou o cargo em três mandatos, sendo de 2005 a 2008 e de 2013 a 2020

Cb image default

O ex-prefeito Maurílio Azambuja está entre os alvos da operação. (Foto: Maracaju Informa)

Em operação realizada pela Polícia Civil contra servidores públicos e empresários de Maracaju, foi preso o ex-prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, no qual esteve à frente da administração da cidade durante três mandatos, sendo de 2005 a 2008 e de 2013 a 2020.

Além do prefeito, o ex-secretário de Finanças, Lenilson Carvalho Antunes, a ex-secretária municipal de administração, Daiana Cristina Kuhn, a ex-diretora do Departamento de Tesouraria, Iasmin Cristaldo Cardoso e o ex-assessor especial de gabinete, Fernando Martinelli Sartor .

Também foram presos Pedro Emerson Amaral Pinto e Moisés Freitas Victor.

Os criminosos desviaram R $ 23 milhões do dinheiro público entre os anos de 2019 e 2020. Uma operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (22).

Últimas notícias

Segundo o Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), foi constatado que criou uma conta bancária de fachada e não declarada aos órgãos de controle do município, no qual pegou mais de 150 repasses de verbas públicas em menos de um ano .

Com isso, conseguiram emitir mais de 600 lâminas de cheques, totalizando o valor desviado de R $ 23 milhões, para empresas sem embasamento jurídico.

Conforme a investigação, muitas empresas que foram beneficiadas não tinham relação ou contato com a prefeitura da cidade. Além disso, não era feita uma emissão de notas fiscais e os valores não eram ocorridas a despesas ou operações legais.

Também houve 26 mandados de busca e apreensão, promoção de bloqueio de bens e medidas cautelares.

Como ações ocorrem em Maracaju, Corumbá, Ponta Porã e Campo Grande.

Uma operação foi batizada de Dark Money em alusão a natureza do dinheiro fruto da corrupção sistêmica que atinge os públicos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.