Publicado em 27/03/2014 às 16:43, Atualizado em 26/10/2016 às 09:22

Polícia de MS é responsável por 80% das apreensões de drogas do País

, Noticias MS

Durante o ano de 2013 foram tiradas de circulação em todo o Estado mais de 136 toneladas de drogas, representando mais de 80% das apreensões do País. Dados da ENASP (Estratégia Nacional de Segurança Pública) mostram que Mato Grosso do Sul, dos estados brasileiros, é o que mais esclarece homicídios, com um índice de 67,7%, contra menos de 30% da média de elucidação das outras unidades da Federação.

Os números da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que em 2012 foram apreendidos 87 mil e 608 quilos de drogas em todo o Estado. Já em 2013 esse número subiu para 136 mil e 197 quilos. No ano passado, foram tirados de circulação no Estado 1 mil e 194 quilos de cocaína, 134 mil e 831 quilos de maconha e mais de 200 quilos de outras drogas, como as sintéticas.

Na Capital foram apreendidos, ao longo de 2013, 544 quilos de cocaína e derivados, 53 mil 804 quilos de maconha e derivados e 9,3 quilos de outras drogas, totalizando 54 mil 804 quilos de drogas. Somente o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreendeu em 2013 cerca de meia tonelada de entorpecentes, mais de nove toneladas de mercadorias contrabandeadas e 26 carros, com a prisão de 53 pessoas.

Eficiência

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o expressivo número de apreensões de drogas do Estado se deve, especialmente, a atuação dos policiais. “Nossas polícias são eficientes e desenvolvem um excelente trabalho na prevenção e repressão a todos os crimes, com destaque para as apreensões de drogas, esclarecimento de homicídios e prisões”, afirma.

Apreensões realizadas pela DENAR (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) e Polícia Militar Rodoviária (PRE) comprovam as afirmações do secretário. Nos primeiros 70 dias deste ano as três unidades juntas já apreenderam em operações realizadas em todo o Estado quase oito mil quilos de drogas.

Compromisso

De acordo com o secretário, do total de drogas apreendidas, mais de sete mil e 600 quilos são de maconha, mais de 73 quilos de cocaína e o restante de outras drogas, como por exemplo haxixe, pasta base de cocaína, crack e as sintéticas. O DOF e a Defron ainda retiraram de circulação 25 frascos de lança perfume e apreenderam seis veículos utilizados para o transporte de drogas. A DENAR também apreendeu 10 carros e 31 motos usadas para o tráfico, no período.

“O nosso objetivo é melhorar cada dia mais a segurança pública de Mato Grosso do Sul, com investimentos em qualificação de pessoal, contratação de novos servidores através de concursos públicos, muitos deles inclusive já estão em andamento, bem como com a compra de equipamentos, viaturas, armamentos e modernização da gestão”, finaliza Jacini.