Buscar

Terceiro integrante de quadrilha que roubou avião é preso em Anastácio

Homem teria sido responsável por fazer o levantamento fotográfico da área onde aviões estavam

Cb image default

Cristhofer e Roger Breno foram presos pelo Batalhão de Choque de Campo Grande (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O terceiro envolvido no roubo dos aviões no aeroclube de Aquidauana foi preso, na manhã desta quarta-feira (8), durante uma ação conjunta entre equipes da Polícia Civil de Aquidauana e Anastácio. Dois envolvidos, Cristopher Cristaldo Rocha, 20 anos, e Roger Breno Wirmond dos Santos, de 22 anos, já tinham sido localizados na noite de segunda-feira (6).

Pelo menos 10 pessoas são suspeitas de envolvimento no roubo as aeronaves que pertenciam ao Cantor Almir Sater e outros dois empresários de Mato Grosso do Sul, no aeroclube de Aquidauana.

Conforme informações divulgadas pelo site O Pantaneiro, o terceiro preso foi surpreendido pelos policiais, por volta das 11h, dormindo, na Vila Mariana, em Anastácio. Segundo apuração do site local, supostamente, o homem foi o responsável por fazer o levantamento fotográfico da área onde o crime ocorreu.

As investigações apontam Laudelino Ferreira Vieira, o “Lino”, um foragido do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, como o mentor do roubo dos três aviões.

“Até o presente momento já é considerado identificado que o líder da organização criminosa, a quem coube a autoria intelectual e material do crime, é um perigoso foragido do sistema penitenciário estadual, inclusive, com passagens anteriores por crimes semelhantes” divulgou a delegada Ana Cláudia Medina, diretora do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado).

Laudelino desapareceu do presídio de segurança máxima, onde cumpria pena de 80 anos de prisão, de maneira misteriosa. Até hoje, a fuga não foi esclarecida.

Uma das “broncas” de Laudelino é a participação em outro roubou de três aviões, em 2004, em Corumbá, quando um empresário foi assassinado. Ele também tem condenações por tentativas de homicídio, entre elas, a de policiais rodoviários federais, em 2010. Além de tráfico de drogas e uso de documentos falsos.

“Apurou-se ainda que a esposa do líder do grupo criminoso participou do crime e o responsável pelo imóvel que serviu de base operacional para os criminosos identificados como brasileiros e bolivianos. Ambos foram devidamente qualificados”, disse Ana Cláudia Medina.

A polícia afirma que sabe o paradeiro dado às aeronaves que foram levadas para o estrangeiro. Porém, os aviões não foram recuperados.

Cristhofer e Roger Breno foram presos pelo Batalhão de Choque de Campo Grande, em Anastácio. Foi à prisão deles que levou à polícia até “Lino” e indicou a liderança. Os dois confessaram que recebiam as ordens por chamada de vídeo.

Um dos aviões roubados pertencia ao cantor e compositor Almir Sater que está no Pantanal. A aeronave era do tipo Sky Lane, matrícula PTDST.

Também foi levada outra do tipo Sky Lane, matrícula PTKDI, do pecuarista Zelito Alves Ribeiro e de seu sócio, Joel Jacques e, por fim, uma do tipo bonanza v35b, matrícula PTING, de propriedade do pecuarista e ex-prefeito de Aquidauana José Henrique Trindade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.