Buscar

Atletas do Judô Nota Dez trocam de faixa durante solenidade escolar

(Foto: Marco Miatelo)
(Foto: Marco Miatelo)

O Projeto Judô Nota Dez, em parceria com o Projeto Avança Judô, reuniu 153 judocas na noite desta terça-feira (28) na quadra da Escola Municipal Sebastião Lima, na Vila Serradinho. Na ocasião, os atletas de 5 a 15 anos trocaram as cores das faixas, ritual que expressa a evolução técnica do judoca dentro do esporte.

A diretora da escola, Rosângela Storti, acredita que o judô contribui para o crescimento da criança no aspecto do desenvolvimento humano. É um esporte que limpa o cérebro das energias ruins e dá mais vigor para cumprirem outras atividades, explica.

O Projeto Judô Nota Dez está localizado em 41 polos, em 18 municípios do Estado e atende, gratuitamente, mais de 3.500 crianças. O deputado Marcio Fernandes, idealizador do projeto social, conta que a Escola Municipal Sebastião Lima é um dos polos mais antigos na execução do Judô Nota Dez. Há oito anos começamos os trabalhos com os alunos desta escola. O esporte é um complemento na educação dos filhos. É muito gratificante acompanhar a troca de faixa de cada um e ver o orgulho estampado no rosto dos pais, diz o deputado.

O juiz federal Odilon de Oliveira, convidado especial para uma palestra na escola, participou da entrega das faixas aos judocas, acompanhado do vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, João Rocha.

A professora de judô, Neide Fidelis, está há dois anos com os alunos da Vila Serradinho. É um momento especial para todos eles por ser uma confraternização em que os pais também participam e representar uma nova etapa que começa na vida esportiva de cada um, relata.

A judoca Brenda Milanda, de 10 anos, estava ansiosa para trocar a faixa branca pela cor cinza. Agora eu me sinto mais graduada. O judô é uma atividade que eu adoro e quando precisar me defender já sei como agir, explica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.