Buscar

CPI do Fundeb é finalmente criada e SDD coordena as investigações

Deve ser publicada nos próximos dias a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá apurar sobre irregularidades no Fundeb, durante o exercício de 2013. Na presidência, relatoria e secretario das investigações três vereadores da oposição ocupam os cargos: David Olindo (SDD), Vadinho (PT) e Nélio Paim (PR). Integram as investigações ainda os vereadores Edno Ribas (PDT) e Maurício Anache (SDD), como membros.

A definição dos nomes e dos integrantes aconteceu após um sistema de sorteio, no qual dois nomes de seis opções passaram por descarte. Depois do processo, a bancada com maior representatividade indicou os cargos de presidente, relator e secretário da CPI. Da bancada governista, apenas Edno Ribas fará parte das investigações.

A comissão dentro de 45 dias (a partir da data em que a sua abertura tiver publicação oficial) irá investigar a aplicação de recursos do Fundeb (Fundo de Investimentos da Educação Básica), enviados ao município pelo Governo Federal. Serão analisados os gastos públicos com a fonte durante o ano de 2013, que teve na Prefeitura Municipal dois tucanos, Ilson Peres (PSDB), hoje presidente do Legislativo, e o atual prefeito, Ari Basso (PSDB).

A CPI tem o poder de solicitar documentos da Secretaria Municipal de Educação que demonstrem a destinação dos recursos federais, convocar oitivas (inclusive com Peres e Basso), além de investigar e denunciar irregularidades que venha a descobrir. Caso seja comprovada improbidade administrativa dos gestores, a comissão, no seu relatório, tem a possibilidade de requerer sanções políticas, administrativas e até criminais dos acusados de ações de corrupção que sejam levantadas.

“É uma investigação fundamental pois dá transparência na utilização do dinheiro público. Convoquei ano passado inclusive uma audiência pública que tratou do tema, na qual tivemos a presença de representantes do Tribunal de Contas. São recursos que em 60% da sua totalidade devem ser destinados a valorização salarial dos profissionais da educação”, explica Ribas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.