Buscar

Dilma e Marina empatam nos dois turnos, aponta pesquisa

Uma nova pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta quarta-feira (10) indica que a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), e a representante do PSB à corrida presidencial, Marina Silva, estão tecnicamente empatadas nas intenções de votos, tanto no primeiro quanto no segundo turno.

Na sondagem para o primeiro turno, Dilma registrou 36% contra 33% de Marina na preferência dos eleitores, mas com a margem de erro, de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, elas estariam no mesmo patamar. 

Aécio Neves (PSDB), ficou com 15%, enquanto Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) tiveram apenas 1%.  

Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e  Mauro Iasi (PCB), não alcançaram marca expressiva, enquanto 6% dos entrevistados declaram que anulariam o voto e outros 7% estão indecisos.

No segundo turno, a situação é a mesma entre Dilma e Marina: enquanto a petista teve 43% das intenções de votos, Marina registrou 47%. É a primeira vez que as opositoras empatam em uma sondagem para a segunda rodada da eleição.

Taxa de rejeição e avaliação do governoA presidente Dilma Rousseff também continua liderando na taxa de rejeição, com 33% dos entrevistados dizendo que não votariam nela de jeito nenhum. A candidata é seguida por Aécio Neves, que teve 23% da antipatia dos eleitores, e pelo Pastor Everaldo, com 22%. Já Marina Silva segue com um índice considerado baixo, 18%.

A administração de Dilma foi aprovada por 36% do público que participou da sondagem, que classificou seu mandato como “ótimo ou bom”. Aqueles que acham o governo da petista “ruim ou péssimo” somaram 24%, enquanto 38% classificaram a atuação da candidata à reeleição como “regular”.

O Datafolha realizou a pesquisa com 10.568 eleitores, em 373 municípios brasileiros, nos dias 8 e 9 de setembro. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.