Buscar

Marcio Fernandes anuncia Castramóvel para Terenos, Maracaju e Sonora

O castramóvel é um veículo, geralmente um ônibus, van ou trailer, equipado com uma clínica de castração que percorre os bairros da cidade realizando cirurgias gratuitas em cães e gatos.

Cb image default
a ©Luiz Costa/SMCS

Maracaju, Terenos e Sonora foram as primeiras cidades a receber recursos para a aquisição dos castramóveis destinados pelo Deputado Marcio Fernandes. Nesta terça-feira (10) o Governo do Estado depositou o valor na conta das cidades, e a previsão é que já no início de 2020 a compra seja concluída e passe a atender as três cidades.

O castramóvel é um veículo, geralmente um ônibus, van ou trailer, equipado com uma clínica de castração que percorre os bairros da cidade realizando cirurgias gratuitas em cães e gatos. A prioridade é atender famílias carentes, já que uma cirurgia de castração pode chegar a custar 500 reais.

Como Médico Veterinário, Marcio Fernandes é o deputado que mais atua pela causa animal em Mato Grosso do Sul, e explica que as ações na área são muito mais importantes do que apenas cuidar dos direitos dos animais. “A castração é a melhor forma de controlar o número de animais abandonados pela cidade. Além do sofrimento pelo abandono, fome e frio, cães e gatos abandonados representam riscos, como acidentes, ataques a pessoas e outros animais, e transmitem doenças, pois não são vacinados”, explica o deputado.

“Fui um dos primeiros a atuar na causa animal e no início enfrentei muitos questionamentos, pessoas que perguntavam como eu poderia trabalhar pelos animais, enquanto existem hospitais lotados, mas o desafio era mostrar que isso impacta diretamente na saúde pública, e o controle de zoonose é um importante segmento na área da prevenção”, esclarece Marcio Fernandes.

De acordo com o Deputado, com o dinheiro já depositado na conta dos municípios, agora resta apenas a prefeitura de cada cidade organizar os documentos necessários para dar início ao processo de compra. Além de Maracaju, Terenos e Sonora, mais 27 cidades estão recebendo recursos por meio de emenda do Deputado Marcio Fernandes. São vários castramóveis, salas de atendimento para mulheres e crianças vítimas de abuso ou violência, ambulâncias e outros veículos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.