Buscar

PT descarta acordo com PMDB, que admite palanque para Dilma

Está definitivamente descartada a hipótese de alinhamento do PT com o PMDB no Estado como extensão da aliança nacional nas eleições deste ano. Embora remotamente, setores do PMDB admitiam essa possibilidade, mas é impossível costurar um acordo nessas alturas da campanha, segundo o pré-candidato à sucessão estadual do PT, senador Delcídio do Amaral. O assunto foi discutido nessa quarta-feira durante a rápida passagem do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva por Campo Grande. Lula participa de reunião do G-77 (Grupo dos Países em Desenvolvimento) na Bolívia e fez escala em MS.

Lula se reuniu com Delcídio do Amaral, o vereador e ex-governador Zeca do PT e o suplente de senador Pedro Chaves. Durante o encontro, não se discutiu nenhum assunto relevante, segundo Zeca, mas ficou descartada a hipótese de aproximação com o PMDB. Algumas lideranças peemedebistas, como o governador André Puccinelli, no entanto, admitem que vão pedir votos para Dilma Rousseff. O PMDB vai se dividir entre a reeleição da presidente e a campanha do ex-governador Eduardo Campos, do PSB de Pernambuco.

Em sua rápida passagem por Campo Grande, Lula evitou a imprensa. Posou para fotos com o pré-candidato petista, o ex-governador e prefeitos. Segundo Delcídio, as candidaturas do PT, incluindo ao Senado, serão anunciadas oficialmente na semana que vem. Delcídio disse que Lula não sugeriu nenhuma composição, mas até a semana que vem o PT decide se o vice sairá do PDT ou PTB ou outro partido aliado. A vaga ao Senado deve ficar com o PT.O plano A para o partido é ter Sérgio Longen (PTB) para o senado e Ricardo Ayache (PT) como segunda opção, reafirmou o senador.

P

ara vice, Delcídio reafirmou que quer alguém de Dourados, com representatividade. “O partido tem interesse em alguém de Dourados. Mas queremos um vice de representatividade, que seja importante politicamente e que não fique somente como, por exemplo, a rainha da Inglaterra, fazendo caras e bocas”.

De acordo com Delcídio, o PT está realizando o projeto que queria desde o início, que é uma chapa de centro esquerda, reservando vagas para compor com a base da presidente Dilma. Zeca disse que Lula foi informado do clima no partido e ficou satisfeito em saber que não há divergências. O partido está coeso em relação à corrida ao Parque dos Poderes.

Quanto ao PR de Londres Machado, até o fim de semana deve haver alguém para ser indicado pelo partido para apoiar o PT. Nosso busão está enchendo. Daqui a pouco vou até precisar de um articulado, brincou Delcídio, que usou o mesmo bordão no encontro do partido realizado na segunda-feira. “Ainda estamos em fase de conversação, mas queremos definir no máximo para semana que vem, sem falta”.

Após a reunião dos petistas com Lula em sala reservada do Aeroporto Internacional de Campo Grande, foi anunciado que quatro prefeitos e vice-prefeitos do PSDB apoiarão o PT na corrida msucessória. Douglas Figueiredo, prefeito de Anastácio e presidente da Assomasul e o prefeito de Iguatemi, José Roberto Felippe Arcoverde, além dos vices Marcelo Ascoli, de Sidrolândia, e Horácio Junior Godoy, de Caracol, oficializaram o apoio a Delcídio.

O prefeito de Anastácio disse que, a princípio, nenhum deles precisará se desfiliar do PSDB. Na época que estavam prevendo aliança com o PT nós já havíamos anunciado nosso apoio. Agora nós reiteramos isso ao Reinaldo e ele é um homem republicano, entendeu e respeitou a nossa opinião, comentou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.