Buscar

Rinaldo Modesto se une a farmacêuticos para combater automedicação

Deputado estadual tucano é autor da lei nº 146/13, que coíbe a prática

Para diminuir as mortes e os riscos provocados pela automedicação, o deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB) se reuniu para discutir ações com Ângela Lopes, coordenadora de assistência farmacêutica de MS e conselheira federal de farmácia, Gelsânia Antonelli, da coordenadoria de assistência farmacêutica de MS, e Thiago Freitas, conselheiro regional de farmácia de MS. O grupo pretende elaborar cartilhas e ações para a semana de conscientização e prevenção da automedicação.

A lei nº 146/2013, elaborada por Rinaldo, institui em Mato Grosso do Sul a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação e Divulgação das Consequências do Uso Indiscriminado de Medicamentos. As ações acontecem toda primeira semana do mês de maio e devem ser desenvolvidas pelo Poder Executivo, podendo ocorrer, entre outros, os seguintes eventos: palestras de esclarecimento para a população, programa em rádio e TV, distribuição de folhetos informativos e explicativos pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON – na rede pública de ensino e de saúde.

“Vamos envolver todos os setores da saúde para mostrar causas e efeitos da automedicação e aos poucos mudar esta cultura de, sem receita e consulta médica, comprar remédios e usá-los indiscriminadamente, já que quando não causa efeitos colaterais graves e até a morte, leva a novas doenças”, explicou Rinaldo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.