Buscar

Atriz Dani Moreno é diagnosticada com doença degenerativa: "Dor intensa"

Atriz trata espondilite anquilosante com medicamento disponibilizado pelo SUS e se mostra confiante: "Tenho a chance de prevenir sequelas graves"

Cb image default
Dani Moreno como Aolibama na novela Gênesis (Record, 2021) (Foto: Blad Meneghel/Reprodução/Instagram)

Dani Moreno, 35 anos de idade, foi diagnosticada com espondilite anquilosante e falou sobre o assunto nas redes sociais, contando que, por ter descoberto a doença crônica cedo, terá a chance de prevenir sequelas graves que poderiam ser mais limitantes. Ela afirmou que está com o tratamento encaminhado. "Tantas pessoas levam anos para descobrir, eu descobri em cinco meses [após os primeiros sintomas]. Ainda dá tempo de impedir que muitas sequelas se instalem", contou a Quem na manhã desta quarta-feira (22).

Ao falar sobre a enfermidade, a atriz, lembrada por papéis como Aisha de Salve Jorge (Globo, 2012) e Safira de Cúmplices de um Resgate (SBT, 2015), disse: "É uma doença autoimune degenerativa grave. Tipo de inflamação que afeta os tecidos conjuntivos, caracterizando-se pela inflamação das articulações da coluna e das grandes articulações, como quadris, ombros e outras regiões. Causa dor intensa em repouso, também conhecida como dor da morte".

Dani afirmou que os primeiros sinais se manifestaram quando ela ainda era criança, "Tenho desprazer em conhecê-la tão intimamente, EA. Você já dava sinais de que estava por aqui desde que eu era muito pequena. Inflamações e infecções diversas e repetidas; dificuldade em me sentir bem com alguns alimentos, especialmente o glúten; cansaço avassalador sem porquê nem pra quê; dores que me travavam o pescoço a ponto de colocar colar cervical aos 7 anos de idade. Como saberíamos? Como imaginaríamos que o marcador HLA B27 passaria de vó para mãe e de mãe para filha? Ao menos, eu ganhei tempo. Recebi o diagnóstico precocemente e tenho a chance de prevenir sequelas graves que me limitariam numa idade mais avançada", afirmou.

De acordo com Dani, ela convive com dores no corpo. "A dor me acorda, ela só passa ao me exercitar. Eu sempre pedi pra ter um motivo para acordar cedo e me exercitar, mas acho que desejei meio errado (risos)", contou ela, que conta com acompanhamento de ortopedista e reumatologista para o tratamento.

A atriz, que neste ano participou da novela Gênesis, na Record, aproveitou ainda para enaltecer o Sistema Único de Saúde (SUS). "O próximo passo, é tomar as injeções imunossupressoras. Elas custam mais de 10 mil cada. Preciso de duas por mês. E quem vai me salvar? Ele mesmo, o SUS. Já que você tá aqui, EA [espondilite anquilosante], te tiro pra dançar conforme a minha música, porque eu não sou do tipo que se deixa dominar por absolutamente nada. Vou aproveitar sua estadia eterna para me conhecer profundamente, entrar em contato total e absoluto comigo e dominar meu corpo e minha mente. Eu te proíbo de achar que me controla."

Casada com o ator José Trassi, Dani afirmou que não quer perder tempo com reclamaçoes cotidianas. "De repente, meus pais se foram. De repente, acordei com uma doença que não tem cura. De repente, a vida passa e a gente aqui, se dando ao luxo de perder tempo reclamando dela. Eu não sei qual a sua realidade, mas eu te peço pra se amar e se cuidar o quanto puder. E amar aos seus também. Todos os dias e sempre."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.