Buscar

Menopausa precoce: por que ocorre e como tratar?

Antes dos 40 é pouco comum e é rara antes dos 30 anos

Cb image default
Divulgação

A menopausa é a transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva. Neste período, o ovário para de funcionar e interrompe a produção dos óvulos e dos hormônios, afetando a fertilidade. Na menopausa precoce, esta etapa ocorre antes do previsto.

'A menopausa precoce é aquela que acontece anos antes da idade habitual. No Brasil, a média de entrada na menopausa é de 51 anos. Por isso, qualquer idade anterior já é considerada como menopausa precoce. Antes dos 40 é pouco comum e é rara antes dos 30 anos', explica Dr. Fernando Boldrin, ginecologista e obstetra.

Menstruação irregular, com hiatos de até 3 meses, e ondas de calor – os chamados fogachos – são alguns dos principais sintomas.

Qual é a causa?

A menopausa precoce ocorre quando a mulher já nasce com uma reserva menor que a esperada de folículos ovarianos ou quando essa reserva de folículos acaba de forma mais rápida que o habitual ao longo de sua vida.

'A principal causa é genética. Quanto mais cedo a menopausa precoce acontecer, mais o médico terá de averiguar a possibilidade de alterações genéticas nessa paciente', afirma Dr. Boldrin.

Segundo o Ministério da Saúde, estudos mostram que:

0,1% das mulheres entram na menopausa antes dos 30 anos.

0,25% das mulheres entram na menopausa antes dos 35 anos.

1,0% das mulheres entram na menopausa antes dos 40 anos.

Fatores de risco

Além da influência genética, o médico também aponta outros fatores de risco que influenciam o surgimento da menopausa antes da idade cronológica da paciente. 

São eles:

tabagismo;

hábitos de vida;

exposição a metais pesados e poluição ambiental;

exposição à quimioterapia e radioterapia devido a tratamentos de câncer.

Sintomas da menopausa precoce

As ondas de calor é um dos sintomas da menopausa precoce. (Imagem: fizkes/iStock)

Os sintomas da menopausa precoce são os mesmos sintomas que acontecem na idade habitual. 'Esses sintomas estão relacionados à deprivação do estrógeno, o principal hormônio feminino do corpo da mulher', explica o especialista.

São eles:

ondas de calor, com sudorese e vermelhidão na pele;

ausência de menstruação por mais de 3 meses;

ressecamento vaginal;

alterações no envelhecimento normal de pele e cabelo;

osteoporose;

Alzheimer.

Algumas mulheres têm poucos sintomas na menopausa precoce. Já outras, não chegam a apresentar nenhum. As escolhas alimentares podem ajudar bastante nesse período.

Tratamento para menopausa precoce

A reposição hormonal é um tratamento eficaz e seguro. (Imagem: fizkes/iStock)

Uma vez que os ovários param de funcionar, os níveis de estrogênio e progesterona da mulher caem drasticamente. Por isso, o tratamento é feito com uma reposição hormonal.

'O tratamento é feito com o estrogênio e, se a mulher ainda tiver útero, associado também à progesterona. A tática, seja na idade habitual ou na menopausa precoce, é usar sempre hormônio bioidêntico e na menor dose possível', esclarece Boldrin.

Além disso, o especialista explica que mulheres que estão recebendo hormonioterapia devem ficar atentas à sua saúde.

'Deve haver uma vigilância sobretudo com os seus níveis de açúcar, colesterol, tireoide e mama. Uma vez por ano fazer um ultrassom de mama e a mamografia. Enquanto a mama estiver do nosso lado, pode seguir a reposição hormonal', conclui.

Vale destacar que a reposição hormonal ajuda a prevenir o surgimento de osteoporose nas mulheres, e, mediante recomendação médica, pode-se ser sugerida a reposição de vitamina D também.

Gravidez na menopausa precoce

Outra dúvida bem comum entre as mulheres é se na menopausa precoce é possível engravidar. De acordo com Dr. Fernando, a mulher não poderá engravidar pelo método de gestação natural, usando seus próprios óvulos.

No entanto, o médico explica que a paciente, caso deseje, poderá engravidar, desde que seja submetida a um tratamento usando óvulos doados.

'Será feita uma fertilização in vitro, em um laboratório de reprodução humana, usando o espermatozoide de seu marido e o óvulo de uma doadora. Será procurada uma doadora com tipagem sanguínea, cor de cabelo, olhos e ascendência racial compatível com os pais. E assim, a mulher poderá gerar e realizar o seu sonho de maternidade', completa.

Fonte: Dr. Fernando Boldrin. Ginecologista e obstetra. CRM SP 101444.CRM SP 101444

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.