Buscar

Rede pública de saúde convoca doadoras de leite materno

Principal critério para ser doadora é que a mãe e seu bebê estejam saudáveis

A rede pública de saúde está convocando mulheres em fase de amamentação a doarem leite materno. Para a doação, basta ser saudável e não fazer uso de qualquer medicamento. Na Baixada Santista, o leite coletado pode ser encaminhado ao Banco de Leite Humano (BLH), do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. Segundo informações da Secretaria do Estado da Saúde, diariamente, são necessários entre 1 e 1,5 litro de leite pasteurizado, em média.  

O principal critério para ser doadora é que a mãe e seu bebê estejam saudáveis. Também é fundamental que haja excedente de leite, verificado com base no aumento e dilatação das mamas ou por vazamentos durante os intervalos de amamentação.

Para ser uma doadora, é preciso comparecer ao Banco apenas na primeira vez para receber as orientações necessárias. A interessada deve preencher um cadastro e apresentar exames laboratoriais de sorologia dos últimos seis meses. Na ocasião, recebe um kit de doação e, a partir, disso pode coletar o leite em sua própria casa. Os profissionais do Banco buscam o leite na residência da doadora, conforme agendamento. 

O ideal é que o leite seja coletado de forma manual e armazenado em um frasco de vidro com tampa plástica. É preciso ainda se atentar às questões de higiene durante todo processo. E em casos de congelamento, o prazo máximo é de 15 dias. No Banco de Leite, a doação passa por um processo de seleção, classificação e pasteurização para ser, posteriormente, distribuída com qualidade aos bebês internados em unidades neonatais.

O Banco de Leite Humano funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Está localizado na área do Hospital Guilherme Álvaro, situado na Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão, em Santos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.