Buscar

Campanha cadastra 600 doadores de medula óssea em Sidrolândia, MS

Mutirão foi solicitado por família de jovem que sofre de leucemia.Patrícia descobriu leucemia linfoblástica aguda em 2012.

(Foto: Ademir Osiro / arquivo pessoal)

O mutirão para cadastro de doadores de medula óssea realizado no último sábado (14) em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, resultou na coleta de amostras de sangue de 600 pessoas. Os trabalhos realizados pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul(Hemosul) foram solicitados pela família da engenheira de alimentos Patrícia Bentran, 25 anos, que faz tratamento contra um tipo de leucemia e está em busca de doadores.

Patrícia sofre de leucemia linfoblástica aguda e descobriu a doença em maio de 2012. Um doador compatível chegou a ser encontrado no banco de doadores. O transplante seria feito em outubro de 2013, mas o doador não apareceu para os exames.

Em Mato Grosso do Sul, há mais de 123 mil pessoas cadastrados no banco nacional de medula óssea. apesar disso, as chances de se encontrar um doador compatível fora da família são pequenas.

Amigos da engenheira iniciaram uma campanha na internet para incentivar as pessoas a fazer o cadastro de doador. A campanha intitulada Eu sou amigo da Paty ganhou adeptos de pessoas de vários lugares do Brasil. Cada pessoa que se torna doador tira uma foto segurando uma placa com a frase da campanha #EusouamigodaPaty. As fotos são postadas em redes sociais e no blog da campanha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.