Publicado em 28/07/2021 às 14:00, Atualizado em 28/07/2021 às 18:02

Em assentamento de Sidrolândia, Semagro ouve demandas de agricultores familiares

Em visita a assentamentos da região de Sidrolândia, equipe da Semagro e da Agraer se reuniram com pequenos produtores cooperados.

Semagro,
Cb image default
Divulgação

Em visita a assentamentos da região de Sidrolândia, equipe da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) se reuniram com pequenos produtores cooperados.

No assentamento Alambari Cut, a Coopamaf (Cooperativa Agropecuária Mista da Agricultura Familiar) aproveitou a reunião com o secretário Jaime Verruck, da Semagro, e o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira, para solicitar a doação de equipamentos que vão auxiliar na produção.

O presidente da Coopamaf explicou que a cooperativa foi fundada em 2013 e conta com 87 cooperados que produzem hortaliças e frutas que atendem contratos públicos com prefeituras e quarteis militares. Dessa forma, precisam de 10 estufas para cultivo de plantio protegido, um veículo de passeio para pequenas entregas e participações em cursos e reuniões, e 30 kits de irrigação.

Na mesma oportunidade, a Assocervi (Associação de Comercialização e Prestação de Serviços das famílias e moradores do assentamento Nazareth) também fez pedidos ao Governo. Por meio do diretor presidente Claudio da Silva, solicitaram uma carreta agrícola, uma uma concha para carregamento de calcário, uma máquina de corte e trituração de silagem, uma batedeira de cereais, uma sulcadora para arrancar mandioca, um arado e uma plantadeira.

O secretário Jaime Verruck, titular da Semagro afirmou que todos os pedidos estão sendo analisados e serão atendidos conforme a disponibilidade. “Eu não prometo nada, mas se eu disser que vou fazer é porque eu tenho condições. Sou encantado e defendo o modelo de cooperativas. É pequeno que se começa, mas com perseverança e trabalho, se vai longe como estão indo”, diz.