Buscar

Sidrolândia confirma preferência e escolhe "mulher do povo" para continuar a frente do poder executivo municipal

Vanda Cristina Camilo, continuará como chefe maior do poder executivo municipal

Cb image default
Prefeita eleita  Vanda Camilo de Sidrolândia MS

Várias pesquisas de interesse única e exclusiva para 'vender material', foram divulgadas em sites de interesse político, amancebada com alguns infiltrados em cargos públicos,  em estar divulgando e vendendo pesquisas fraudulentas e mentirosas.

Teve uma que até mostrou mais da metade a favor de votos para Vanda Camilo,  contra o seu adversário político Enelvo Felini,  mas após a apuração das urnas, ficou confirmado o  real  interesse da população, a dar credito e a continuidade de que a Vereadora Vanda Cristina Camilo, deixe de ser prefeita interina a ficar definitivamente a coordenar e ser a gestora oficial da cadeira do poder executivo municipal, mas em uma votação apertada,  nada parecido com as "pesquisas" vendidas a preços exorbitantes a quem interessa.

Com 100%  das urnas apuradas, a Prefeita eleita em Sidrolândia é Vanda Cristina Camilo, registrou 52,40% - 10.768 votos

Enelvo 9.782 votos, 47,60% 

Vanda Cristina Camilo é a primeira Prefeita escolhida democraticamente pelos sidrolandenses e continuará sendo a chefe maior do executivo municipal de Sidrolândia.

A nova vice-prefeita é Rosi Fiúza, esposa de Daltro. A dupla faz história sendo as primeiras mulheres a assumirem os respectivos cargos. A posse de Vanda e Rosi está marcada para 2 de julho.

Vanda teve apoio do MDB, PT, PDT, PL, PSL, PSD, PSB, PTB, Rede e Republicanos. A coligação de Enelvo reuniu Patriota, DEM, Podemos e Solidariedade.

Antes mesmo do resultado oficial ser anunciado pelo TRE, apoiadores da prefeita eleita já se juntavam próximo à sua casa para sair em carreata.

A campanha teve duas reviravoltas devido à pandemia de Covid-19. O TRE paralisou a corrida eleitoral em março por causa da alta de casos, e só autorizou a retomada no mês passado. Na semana passada, o candidato a vice de Enelvo, Moacyr do Vacaria, morreu por complicações da doença. Ele foi substituído por Sérgio Ocampos, também do Patriota.

Histórico

O novo pleito foi convocado pelo TRE após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidir manter a impugnação do registro de candidatura de Daltro Fiúza (MDB), eleito em novembro. Sem ser diplomado e consequentemente impedido de tomar posse, Vanda assumiu a prefeitura, após ser eleita presidente da Câmara Municipal.

Até dezembro de 2020, Marcelo Ascoli (PSD) comandava o município e deixou o cargo após desistir da reeleição. Ascoli era vice de Ari Basso (PSDB), eleito também em pleito suplementar em 2013.

Três anos depois, em 2016, ambos se enfrentaram nas urnas, e Ascoli acabou vitorioso. Basso chegou à prefeitura apoiado por Enelvo, impedido de tomar posse após ter a candidatura cassada em definitivo pelo TSE.

Anteriormente, em 2008, Daltro venceu Enelvo. O emedebista teve 50,39% dos votos e o tucano registrou 40,91%. Quatro anos antes, Daltro foi eleito pela primeira vez, superando Ademir Osiro (PDT).

Pelo mesmo PDT, Enelvo foi reeleito prefeito em 2000, vencendo Daltro. Enelvo chegou à prefeitura em 1996, após ser derrotado em 1992 por João Lemes de Souza (PDS).

Daltro havia sido eleito pela primeira vez ao cargo em 1988. E Lemes de Souza assumiu o cargo após o pleito de 1982.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.