Buscar

Sidrolândia esta incluida no alerta para infestação do mosquito transmissor da chikungunya

Doença é transmitida pelo mosquito da dengue e sintomas podem durar até um ano

O levantamento foi realizado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) (Foto: newslocker)

Mato Grosso do Sul tem 32 municípios com infestação das duas espécies de mosquitos transmissores da chikungunya – doença similar à dengue. O levantamento foi realizado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e apontou que entre as cidades em alerta estão Dourados – a 230 km de Campo Grande – e Três Lagoas – a 334 km da Capital.

Outros municípios próximos a Campo Grande – que não registra infestação dos dois mosquitos, mas apenas do Aedes aegypti, que transmite a dengue – também estão na lista como Rochedo e Sidrolândia.

A diretora de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Lewandowski, explicou que na semana passada o plano de contingência da doença foi enviado para o Ministério da Saúde. “É um plano semelhante ao da dengue, são quase as mesmas ações. Mas, nossa preocupação é justamente com os municípios que têm a circulação dos dois mosquitos, por isso, vamos intensificar as ações”, explicou.

As espécies que transmitem a chikungunya são Aedes aegypti (também transmissor da dengue) e Aedes albopictus.

Tratamento

Como parte das ações a SES prevê que os pacientes com sintomas da dengue e que não tiverem a doença confirmada serão submetidos ao exame que identifica a chikungunya. “Vamos mandar a amostra para o laboratório de referência, que é em Belém (PA). Mas, imediatamente o paciente será tratado, pois a medicação é mesma da dengue”, explicou Bernadete.

A chikungunya é doença similar a dengue na qual os sintomas podem durar até um ano. O nome (chikungunya) significa curvar-se, pois as dores nas articulações são tão fortes que o paciente fica com o corpo arqueado. “É uma doença desesperadora. A pessoa com chikungunya pode sobrecarregar o sistema, pois será internada constantemente”, afirmou a diretora.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.