Buscar

Vereador Dr Mauricio fala de problemas e aponta soluções para a Saúde de Sidrolândia

Audiência Pública da Saúde reuniu Deputado Federal Geraldo Resende e Ex Prefeito da Capital Nelson Trad

Por iniciativa do vereador Mauricio Anache  a Câmara Municipal de Sidrolândia promoveu na noite de ontem(05) uma audiência pública para discutir a questão da saúde pública em Sidrolândia, como o restante do País, enfrenta precariedade no atendimento, falta de médicos,  remédios e equipamentos.

Com a presença do Deputado Federal Geraldo Resende, George Takimoto e a participação do ex-prefeito da Capital  Nelson Trad Filho, que  relatou sua experiência na área da saúde no comando da Prefeitura de Campo Grande por 8 anos.

A audiência contou  com a participação da Secretaria de Saúde do Município Leila Couto,  Secretaria Nacional de Saúde Indígena, lideranças dos assentamentos, além da comunidade em geral.

O Vereador Dr Mauricio  Anache agradeceu a presença de todas as lideranças, mas em especial do Deputado Federal Geraldo Resende, que é um dos parlamentares a nível Federal que mais encaminha emendas para o município na área da saúde, e deixou bem claro que a atual composição dos membros da casa de Leis de Sidrolândia, pela primeira vez na história  é uma câmara independente, que vota as coisas certas e reprovam as coisas erradas para que sejam corrigidas  “Esta câmara não tem preço”  disse Dr Mauricio.

O Nobre vereador em sua pronúncia,  voltou dez anos no tempo no campo da saúde no município deixando claro que não faz críticas a atual administração, mas sim de um modo geral a” situação que vive” a população quando necessita de atendimento.

A radiografia da saúde em 2003  na cidade de Sidrolândia que tinha quase 26  mil habitantes, era de  1 hospital, 4 equipes de PSF, 01 centro de Saúde e 01 Centro Odontológico e se realizava 6.400 procedimentos .

Passados 10 anos, Sidrolândia a cidade esta com 48 mil habitantes, continua com o mesmo hospital, aumentou para 10 equipes de PSF, continua com o1 unidade de Centro de Especialidades  1 de Centro Odontológicas, chegou o SAMU e foi instalado do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial , mas aumentou os procedimentos para 548 mil procedimentos.

Vereador Dr Mauricio  disse que o problema não e recente, mas acha um absurdo que  de Janeiro a Setembro 2013 foram encaminhadas 119 enfermos  para Campo Grande em estado crítico, por Sidrolândia não ter  estrutura para atender a sua população quando necessita de especialidades para se salvar uma vida.

O motivo da audiência, segundo Anache,  é pelo fato da saúde de Sidrolândia ter avançado muito pouco, e o motivo deste baixo avanço é que “O problema  da saúde não só em Sidrolândia mas a nível nacional é a má gestão pública principalmente nos municípios brasileiros,  os prefeitos quando ganham  eleição, ganham  junto a obrigatoriedade de acomodar parceiros políticos, terceirizar serviços da Prefeitura para Financiadores de Campanha , e não trabalham para a cidade, mas sim pela sua reeleição.

O Vereador Dr Mauricio  Anache,  finalizou com uma  expectativa muito otimista, e em conversa com  a reportagem do SidrolandiaNews disse que  “Acredito na competência do Administrador Ari Basso, e agora Sidrolandia vai mudar pois ele verá  que para fazer uma gestão diferente e eficaz, tem que mudar a maneira de conduzir o município, não pode fazer se deixar cair na mesmice, nos vícios dos gestores anteriores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.