Buscar

Vereador quer intensificar prevenção de câncer de próstata, mama e colo do útero no servidor público

Projeto de Lei foi aprovado para que servidor tenha dois dias de folga anuais para fazer a prevenção 

O Projeto de Lei de autoria do Vereador Dr Mauricio Coutinho Anache, que concede direito a duas folgas anuais para servidores pú  blicos municipais para realização de exames de controle de próstata, de câncer de mama e do colo do útero foi aprovado pelos 13 vereadores, e repassado ao executivo para que sancione o projeto.

Aos servidores públicos da administração direta e indireta do município de Sidrolândia, à partir dos 30 (trinta) anos de idade, para mulheres e aos 40 (quarenta) anos para homens, fica concedido o direito a 02 (duas) folgas anuais para a realização de exames preventivos de controle de câncer de próstata, de câncer de mama e do colo do útero.

 Parágrafo 1º- O direito as folgas anuais que trata do caput deste artigo será concedido após o término do período probatório, no caso dos servidores estatutários, ou um ano após o contrato de experiência, no caso dos empregados contratados pelo regime da CLT.

 Parágrafo 2º- Para o bem do serviço público, ficam autorizadas as chefias de cada secretaria e/ou departamento a organizarem escala de folgas para os servidores que fizerem juz ao direito desta lei, bem como a exigência de apresentação de comprovação do exame efetuado, sob pena de desconto dos dias faltosos.

 Artigo  2º- As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão por meio das dotações orçamentárias próprias previstas em cada secretaria ou empresa onde estão lotados os servidores.

O presente Projeto de Lei tem o objetivo de colaborar com a conscientização da prevenção do câncer de próstata, do câncer de mama e do colo do útero, responsáveis por altas taxas de mortalidade entre homens e mulheres.

A importância dessa medida é compactuada pelo ginecologista Adalberto Xavier da Unidade de Ginecologia Oncológica do Hospital de Base do Distrito Federal. Para ele  se houvesse um programa adequado ao rastreamento disponível para homens e mulheres na faixa de idade em que o câncer costuma ter maior incidência, alguns tipos da doença sequer existiriam mais, como o de colo de útero.

Na detecção precoce, verificamos as alterações pré- cancerosas, pré-invasivas e os tratamentos dessas alterações são muito simples e eficazes. O câncer de colo de útero não precisava existir mais porque a gente conseguiria tranquilamente preveni-lo em quase 100% dos casos, diz o especialista.

Considerando que prevenir significa a possibilidade de aparecimento de qualquer tipo de câncer, a presente iniciativa se apresenta com o objetivo de massificar tais informações, promovendo a prevenção, sendo que a detecção precoce é imprescindível.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.