Publicado em 23/01/2020 às 14:36, Atualizado em 23/01/2020 às 18:42

7 funções úteis do WhatsApp que poucas pessoas conhecem

Recursos como resposta automática e chamada em espera podem facilitar a vida do usuário

TechTudo ,
Cb image default
Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados do mundo e alcançou, nesta semana, a marca de 5 bilhões de downloads na Google Play Store. Apesar de ser tão famoso, alguns recursos úteis do mensageiro passam despercebidos pelos usuários e não são aproveitados no dia a dia. Por exemplo, é possível impedir que contatos adicionem alguém a grupos sem permissão da pessoa, ou emitir um alerta para que amigos saibam que o usuário mudou de número. Confira, na lista a seguir, sete funções do WhatsApp pouco conhecidas que podem facilitar suas conversas pelo mensageiro.

1. Chamada em espera

Com a chamada em espera, é possível receber ligações pelo app mesmo quando já estiver em outra chamada. O WhatsApp envia uma notificação para o usuário informando o tipo de chamada (de voz ou vídeo) que está sendo solicitada, e permite decidir se atenderá a ligação enquanto a conversa está em andamento. A função vem ativada por padrão a partir da versão 2.19.120 para iPhone (iOS) e da edição de número 2.19.357 para Android.

Saiba quem está te ligando mesmo já em outra chamada com o WhatsApp — Foto: Carol Danelli/TechTudo

2. Convite de grupos

A nova configuração de privacidade de grupos permite que usuários escolham não serem adicionados em grupos sem autorização. A função está disponível na parte de privacidade da seção de configurações do aplicativo, e oferece as opções "todos", "meus contatos" e "meus contatos, exceto..." para escolher quem pode adicioná-lo em conversas coletivas. Caso alguém que não tenha permissão tente incluí-lo em grupos, o endereço de convite para o chat será enviado via mensagem, e é possível decidir se participará da conversa.

3. Responder mensagem de grupo no privado

O recurso permite responder a mensagens específicas enviadas em grupo por meio de um chat privado. A função está disponível no menu de opções de mensagens como "responder em particular". Ao selecioná-la, o usuário é redirecionado para o chat privado do contato, e a mensagem a ser respondida é indicada na barra de digitação.

4. Autoplay de áudios em sequência

O autoplay de áudios em sequência consiste na reprodução automática de mensagens de voz enviadas consecutivamente em uma conversa do WhatsApp. A função está presente por padrão no aplicativo e não é possível desativá-la. Basta reproduzir o primeiro áudio para que o seguinte seja tocado em sequência. O recurso é útil para quem costuma ouvir muitos áudios no WhatsApp e não quer perder tempo pressionando play a cada mensagem de voz.

5. Notificar mudança de número

Ao trocar de número de telefone, o WhatsApp dá a opção de avisar aos contatos do celular sobre a mudança. É possível notificar apenas pessoas específicas, ou todos os números salvos no mensageiro. O alerta é exibido na página da conversa, e fornece um atalho para iniciar outro chat privado com o usuário a partir do número novo.

6. Mensagens automáticas no WhatsApp Business

O recurso disponível para o WhatsApp Business permite automatizar respostas no mensageiro, e é ideal para contas comerciais entrarem em contato com clientes com rapidez. É possível configurar o horário em que as mensagens automáticas serão enviadas e escolher textos de saudação ou ausência para informar consumidores sobre horário de funcionamento, ou simplesmente dar boas-vindas.

7. Mensagens rápidas no WhatsApp Business

Enquanto as mensagens automáticas enviam textos em momentos específicos, as respostas rápidas do WhatsApp Business permitem criar atalhos para enviar mensagens padrão durante uma conversa com clientes. Os textos pré-definidos e códigos de atalho são customizados pelo usuário, e podem ser ativados em chats ao digitar a barra ( / ) no campo de conversa.