Buscar

Netflix lança sistema para medir velocidade da internet 

A Netflix quer que você saiba a verdade sobre sua conexão de internet e entenda exatamente porque aquele episódio de sua série preferida muitas vezes é interrompido pelos incômodos buffers. A empresa está lançando o Fast.com, um site que mostra, em tempo real, a velocidade de download disponível em sua conexão, de forma simples e sem rodeios.

Medidores de velocidade não são novidade e estão disponíveis em diferentes formatos e versões. Esse, entretanto, é focado de forma específica na Netflix, e faz a medição de acordo com o servidor que o usuário se conectaria caso estivesse usando o serviço de streaming. A velocidade é medida em Mbps e, em teoria, deve ser compatível à que é vendida pela operadora. Nem sempre é assim, entretanto. 

A solução funciona tanto no computador quanto em celulares e tablets, e permite mensurar a velocidade de conexões cabeadas, Wi-Fi ou mobile. A ideia da Netflix é dar aos seus usuários uma forma simples e rápida de conhecer a natureza de sua conexão e, principalmente, saber se estão recebendo o serviço prometido em contrato e pelo qual pagam mensalmente. Apesar de usar a infraestrutura do serviço de streaming de conteúdo, a plataforma é aberta para todos e não requer login. 

Ao final da medição, ainda, o usuário tem a opção de comparar os resultados a partir de outras ferramentas online. A indicação aqui é o SpeedTest, uma das principais do mercado, que utiliza servidores globais – em vez de apenas aqueles ligados à Netflix – e faz uma verificação de acordo com a infraestrutura mais próxima do usuário, de forma a garantir resultados fieis. 

Entretanto, por enquanto, o Fast.com está disponível apenas em versão online. Não existem planos de lançar aplicativos ou softwares específicos para certas plataformas, nem de ampliar os resultados para medir outros fatores como ping ou velocidades específicas de upload. Tais pontos parecem nem mesmo ser uma questão para a Netflix, que parece ter como único ideal, aqui, mostrar aos usuários exatamente de quem é a culpa quando aquele filme ou série não é exibido corretamente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.