Publicado em 08/01/2020 às 08:15, Atualizado em 08/01/2020 às 10:19

Dado Dolabella procura médico para saber se pode ter filhos com a prima, diz TV

Dado esta anunciou que está namorando a própria prima, parente de primeiro grau

Isto É,
Cb image default
Divulgação

Após anunciar que está namorando a própria prima, parente de primeiro grau, o ator Dado Dolabella planeja aumentar a família, de acordo com informações do programa ‘Balança Geral’, da Rede Record.

Segundo a reportagem, Dado, que é pai de três filhos com três mulheres diferentes, procurou um geneticista para fazer uma série de exames. A ideia é ter a confirmação de que pode ter filhos saudáveis com a nova parceira.

Dado e Nina são primos de primeiro grau. Quando o casal procura aconselhamento genético, o procedimento habitual é construir todo o histórico familiar para verificar os riscos de doenças genéticas na família.

“Se não tiver histórico, o risco de um casal do mesmo sangue ter filhos com doenças é de 5% a 6%. Já o da população geral é de 3%, segundo estudos. Na comparação, é maior, mas é considerado baixo.”

Isso acontece porque é maior a chance de membros da mesma família possuírem o gene recessivo — aquele que só manifesta sua característica se for herdado, ao mesmo tempo, do pai e da mãe — para uma determinada doença.

“Às vezes, o pai e a mãe não têm nenhuma doença, mas carregam o gene da mutação recessiva e passam para o filho. Isso é mais frequente em uma família do que fora dela”, explica a médica.

Caso haja histórico na família de doenças genéticas, o risco de 5% aumenta. Além disso, fatores externos também influenciam. Carolina cita o tabagismo como exemplo.

Ainda de acordo com a especialista, as doenças genéticas recessivas mais frequentes são fibrose cística (considerada grave e afeta principalmente os pulmões e o pâncreas, causando obstrução); anemia falciforme (deformação dos glóbulos vermelhos, que causa redução do fluxo de oxigênio); e atrofia muscular espinhal.

“Existem testes genéticos que podem ser realizados para detectar a compatibilidade do casal. É possível verificar a probabilidade de até 600 doenças e escolher um grupo específico também”, esclarece a médica.

Ela também destaca a importância do teste do pezinho, que permite o diagnóstico precoce de diversas doenças congênitas e é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O Ministério da Saúde recomenda que ele seja feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê.

“O teste deve ser o mais amplo possível. A criança também pode ser avaliada por um geneticista para ver se há alguma condição passível de tratamento”, aconselha.