Publicado em 01/08/2018 às 10:00, Atualizado em 01/08/2018 às 14:02

José Mayer fala sobre doença autoimune: ‘Tudo o que quero é descansar’

Afastado da televisão depois de admitir assédio sexual a figurinista, ator passou um mês internado no Rio para tratar Granulomatose de Wegener

Veja,
Cb image default
Divulgação

De volta para casa, depois de um mês internado para tratar uma doença autoimune, a Granulomatose de Wegener, o ator José Mayer falou a VEJA. Disse que, agora, o seu foco é no repouso. “Tudo o que quero, tudo de que preciso, é descansar”, afirmou o ator, que não tem data para voltar à televisão.

Mayer está afastado das novelas desde 2017, quando, ao final de A Lei do Amor, folhetim das 9 do qual era um dos protagonistas, foi denunciado por assédio sexual por uma figurinista da Globo, Su Tonani. A princípio, o ator negou, mas depois admitiu o assédio, pediu desculpas e responsabilizou a cultura de sua geração.

A doença

De causa desconhecida, a granulomatose com poliangeíte (também chamada Granulomatose de Wegener) é uma doença rara que causa inflamação dos vasos sanguíneos do nariz, seios da face, garganta, pulmões e rins.

Os primeiros sintomas podem ser hemorragias pelo nariz, congestão nasal, sinusite, rouquidão, dor de ouvido, vermelhidão nos olhos e dores, chiado e tosse. A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas, na maioria das vezes, afeta pessoas entre 40 e 65 anos. Sem tratamento, a doença pode ser fatal. Isso porque a condição diminui o fluxo sanguíneo entre os órgãos, podendo provocar áreas de inflamação e, consequentemente, afetar o funcionamento.

O diagnóstico precoce e o tratamento podem levar a uma recuperação completa. Geralmente, são utilizados medicamentos que suprimem o sistema imunológico. Outras complicações incluem perda de audição, cicatrizes na pele, doença cardíaca, danos nos rins e trombose.