Empresas de comércio eletrônico, incluindo Aliexpress, Shein e Shopee, afirmaram que não são responsáveis pelo imposto cobrado nas compras feitas no exterior pelos consumidores. Segundo as plataformas, a conta do tributo deve ser paga pelo cliente e não pela empresa.
Essa afirmação contradiz as declarações da "primeira-dama" Janja da Silva.
As empresas também deixam claro que a responsabilidade pelo pagamento do tributo é exclusiva do cliente, e que esse valor não será reembolsado pela plataforma ou pelo vendedor. As empresas ainda afirmam que os impostos de importação são obrigação do comprador e que não têm nenhuma ação sobre eles, pois se trata de uma questão legislativa do governo brasileiro. O tributo é estabelecido pelo Regime de Tributação Simplificada e tem alíquota de 60%.
“Há possibilidade de cobranças adicionais de tributos de importação no controle aduaneiro. Esse tributo é de sua responsabilidade exclusiva e não é reembolsado pela Shopee”, cita o site.
“O comprador é obrigado a fazer o desembaraço aduaneiro. Entre em contato com a alfândega local”, informou o Aliexpress.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.