Buscar

“Dama do Tráfico Amazonense”, do Comando Vermelho, foi recebida dentro do Ministério da Justiça, segundo Estadão

O Ministério da Justiça admitiu que Luciane foi recebida por secretários do ministro Flávio Dino

Cb image default
 

No centro de uma controversa situação, Luciane Barbosa Farias, conhecida como a "Dama do Tráfico Amazonense", membro do Comando Vermelho, foi recebida em duas ocasiões dentro do Ministério da Justiça, levantando sérias questões sobre a segurança e o controle de acesso às instalações governamentais.

O Encontro Inusitado

Segundo informações do jornal Estadão, assessores do ministro da Justiça, Flávio Dino, receberam Luciane Barbosa Farias em reuniões realizadas no prédio do ministério em duas ocasiões nos últimos três meses. A integrante do Comando Vermelho, já condenada por associação à facção criminosa, participou de encontros com dois secretários e dois diretores da pasta, sem que esses eventos estivessem registrados nas agendas oficiais.

O Contexto Criminoso

Luciane é esposa de Clemilson dos Santos Farias, também conhecido como Tio Patinhas, considerado o "criminoso número um" na lista de procurados pela polícia do Amazonas até ser preso em dezembro passado. Tio Patinhas é conhecido por sua alta periculosidade e desprezo à vida alheia, sendo acusado de liderar atividades criminosas associadas ao tráfico de drogas, com métodos violentos que incluem ataques a estabelecimentos e execuções de vítimas.

O Papel de Luciane na Organização Criminosa

Luciane foi acusada de desempenhar um papel fundamental como o "braço financeiro" da operação do marido, ocultando valores obtidos do narcotráfico, adquirindo bens de luxo, imóveis e registrando "empresas laranjas". Essas atividades a levaram a conquistar a confiança da cúpula da Organização Criminosa do Comando Vermelho.

Assumindo a presidência da Associação Instituto Liberdade do Amazonas (ILA) em maio, uma ONG que atua na defesa dos direitos dos detentos, Luciane agora enfrenta alegações de que a organização também é financiada com dinheiro do tráfico, de acordo com investigações sigilosas.

Encontros com Autoridades

Em março, Luciane se encontrou com Elias Vaz, secretário Nacional de Assuntos Legislativos de Flávio Dino, e, posteriormente, em maio, encontrou-se com Rafael Velasco Brandani, titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Ambos os secretários desempenham funções significativas na política federal de segurança prisional.

O Ministério da Justiça admitiu que Luciane foi recebida por secretários do ministro Flávio Dino, alegando que ela fazia parte de uma comitiva e que sua presença não poderia ser detectada previamente pelo setor de inteligência. Essa falta de controle levanta preocupações sobre a segurança dos servidores e a gestão de agendas públicas.

Associados e Controvérsias

Luciane é frequentemente vista circulando por Brasília acompanhada da advogada Camila Guimarães de Lima e da ex-deputada estadual pelo PSOL Janira Rocha (RJ). Janira, condenada em 2021 por fazer "rachadinha" com os salários de seus assessores na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), assumiu recentemente a defesa da ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza, condenada pelo assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo. Janira participou, ao lado de Luciane, da assembleia de criação do Instituto Liberdade do Amazonas.

Conclusão

A presença da "Dama do Tráfico Amazonense" em reuniões dentro do Ministério da Justiça levanta preocupações sérias sobre a segurança institucional e a transparência nas atividades governamentais. O episódio destaca a necessidade de um maior controle de acesso a autoridades e ressalta a importância de abordar questões relacionadas ao financiamento de organizações através de atividades criminosas.

Cb image default
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.