Buscar

Período Assemblear: momento mais importante da cooperativa

Associados participam das decisões da Cooperativa

Cb image default
Divulgação

O empreendimento cooperativo é uma forma de organização empresarial diferente das demais, na qual o voto de cada associado tem o mesmo peso e decide os rumos através do voto. No Sicredi é assim, todos participam do negócio! Por isso, a assembleia é tão importante e precisa da presença de todos.

E o período assemblear está começando, um momento importante das cooperativas como explica o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira. “A participação do associado nas Assembleias é fundamental. Aqui no Sicredi, todo o investimento do associado é revertido no desenvolvimento da economia local. Desta forma, a rede de negócios é fortalecida, beneficiando a comunidade. Além disso, o associado também recebe a sua parte proporcional aos resultados do período”.

A cooperativa se diferencia principalmente pelo modelo de gestão. Diferentemente das instituições financeiras convencionais, no cooperativismo de crédito os associados são os verdadeiros donos do negócio. Eles participam de todas as decisões da sua cooperativa e têm poder de voto. A cooperativa de crédito é uma sociedade de pessoas e não de capital, como ocorre no sistema financeiro tradicional.

Esses encontros têm o objetivo de apresentar os resultados referente ao ano de 2023 e decidir sobre os rumos do negócio para 2024, além da a prestação de contas relativa ao exercício e os associados votam a destinação do resultado financeiro da Cooperativa.

As assembleias são mais uma oportunidade para que os associados, os donos do negócio, possam acompanhar e decidir a respeito de pautas importantes da Cooperativa, sendo um dos diferenciais do modelo cooperativo.

Em Campo Grande, há duas cooperativas do Sistema Sicredi, a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia e a Sicredi Campo Grande, e o associado pode verificar a data da sua assembleia com o seu gerente ou nos canais de comunicação de cada cooperativa. A participação de todos é fundamental para fortalecer o negócio cooperativo.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.600 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui      

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.