Buscar

Com 52 vagas para MS, Governo divulga resultado da seleção para o Mais Médicos

Programa leva atendimento assistencial para regiões em situação de vulnerabilidade

Cb image default
Programa Mais Médicos (Foto: Karina Zambrana/ Ministério da Saúde)

O ministério da Saúde publicou, na última sexta-feira (9), o resultado preliminar da seleção para o Programa Mais Médicos. Ao todo, foram 5.970 vagas, distribuídas em cerca de 2 mil municípios, sendo 52 vagas para Mato Grosso do Sul. O programa busca levar atendimento assistencial para regiões em situação de vulnerabilidade em todo o país.

Neste ano, o programa alcançou um número recorde de inscrições, com mais de 34 mil profissionais cadastrados. Desse total, 27,4 mil indicaram um local para atuação.

Conforme o resultado preliminar, 84,7% dos alocados são médicos brasileiros formados no país, enquanto 15,3% são brasileiros com habilitação de atuação em medicina do exterior.

Dados o Ministério da Saúde indicam que mais de 8 mil médicos atuam no programa e o novo edital deve repor as vagas ociosas dos últimos anos. Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e historicamente com dificuldade de provimento de profissionais.

Na classificação, o programa levou em conta critérios como Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade, concluída e reconhecida; Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, conferido pela Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC) e Especialização em Saúde da Família ofertada pelo Sistema de Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), entre outros.

Confirmação das vagas

Os candidatos contemplados devem confirmar o interesse no programa, entre 16 e 22 de junho, no site de inscrição do Mais Médicos. Conforme o Ministério da Saúde, o prazo estendido até o dia 30, excepcionalmente, aos médicos que estão em processo de emissão do CRM.

Confira o passo a passo:

Acesse o site do Mais Médicos e a plataforma SGP;

Informe os dados bancários de conta-corrente de sua titularidade no Banco do Brasil;

Preencha o número do Programa de Integração Social (PIS);

Imprima duas vias do Termo de Adesão e Compromisso disponibilizado no sistema SGP, conforme anexo I do edital; e

Preencha e assine o Termo de Adesão e apresentar ao Gestor do Município.

Após a apresentação dos documentos, a expectativa é que até o fim deste mês os médicos comecem a atuar no Programa. A medida visa garantir o reforço e atenção à saúde de quem mais precisa.

Serviço:

O edital completo com a lista de candidatos aprovados pode ser acessado no link: http://maismedicos.gov.br/.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.