Buscar

Principal causa de cegueira irreversível, glaucoma pode ser imperceptível e em muitos casos não apresenta sintomas

“O oftalmologista precisa ser procurado anualmente, desde criança, mesmo sem um sintoma”, diz oftalmologista

Cb image default
Divulgação

Silenciosa, em muitos casos não dói, não coça, não arde e não incomoda, pode levar à cegueira e com possibilidade de ser irreversível, mas tem prevenção. O glaucoma é, em sua forma mais comum, uma doença imperceptível no início, em muitos casos não provoca sintomas nos pacientes, que vão perdendo a visão aos poucos e o portador só percebe alguma coisa errada nos estágios avançados, quando pouco ou nada mais pode ser feito para salvar a visão.

Por ser uma das principais doenças oculares em todo o mundo, é preciso que a população entenda a necessidade de estar bem informada e de manter um cronograma de consultas regulares com um oftalmologista.

O que é o glaucoma?

O glaucoma é uma doença crônica que atinge o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga com o cérebro para formar a visão. A pressão intraocular suficientemente elevada machuca o nervo óptico progressivamente e, infelizmente, não é possível recuperar as partes do nervo que foram lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar a perda da visão permanente.

Quais os fatores de risco para o desenvolvimento do glaucoma?

Um dos principais fatores de risco associado ao desenvolvimento do glaucoma é o histórico da doença na família, mas, além dele, outros fatores são: etnia africana (para glaucoma de ângulo aberto) ou asiática (glaucoma de ângulo fechado), idade acima de 40 anos e presença de miopia em graus altos. É muito importante que toda pessoa que faz parte do grupo de risco realize o acompanhamento médico oftalmológico.

Quais os tipos de glaucoma?

Glaucoma primário de ângulo aberto

Mais comum dos glaucomas. Um problema no sistema de drenagem interno do olho, que faz com que a pressão intraocular fique suficientemente alta, com a consequente lesão do nervo óptico. Evolui, geralmente, de maneira lenta e progressiva, e os pacientes normalmente não percebem nada de errado com a visão.

Glaucoma de ângulo fechado

O segundo tipo mais comum, no qual a obstrução pode ocorrer de maneira rápida e extensa, resultando em um aumento súbito da pressão intraocular, dor forte, enjoo e visão turva. Esta situação mais grave é chamada de glaucoma agudo, mas felizmente representa uma pequena parte dos casos de glaucoma de ângulo fechado. A maioria evolui de maneira mais lenta e sem sintomas.

Glaucoma secundário

Quando o glaucoma ocorre por algum outro fator que leva ao aumento da pressão intraocular, como trauma, uso de medicação a base de corticoide, tumores, inflamações, hipertensão arterial e diabetes.

Glaucoma congênito

Este tipo afeta bebês e crianças pequenas e é resultado de um erro na formação do sistema de drenagem do olho, causando o aumento da pressão intraocular logo ao nascimento ou nos primeiros meses de vida. Os sinais de alerta são um olho grande e sem brilho, lacrimejamento, grande sensibilidade à luz, que faz com que a criança fique com as pálpebras bem fechadas em ambientes muito iluminados.

A importância do diagnóstico precoce

Quanto antes diagnosticar o glaucoma, menores as chances de problemas na visão. O tratamento, geralmente, é mais simples e o controle do glaucoma mais fácil nas fases iniciais.

Como a doença evolui de forma assintomática, as visitas regulares ao oftalmologista, único profissional que pode diagnosticar o glaucoma com segurança, são fundamentais, especialmente para pessoas que fazem parte do grupo de risco.

Oftalmologista da Unimed Campo Grande, Dr. Luiz Fernando Taranta Martin reforça que a boa notícia é que existem casos reversíveis do glaucoma. “Em algumas situações é possível reverter o aumento da pressão ocular com tratamento cirúrgico em até 100% da tendência de aumento, no entanto, a perda visual que o glaucoma já havia gerado não é reversível. O que é possível fazer é melhorar um pouco essa perda, mas grande parte dela fica como uma sequela”, explica o médico.

Alerta!

Colírios com corticoide

“Fala-se muito do antibiótico, que é preciso ter a receita dupla e necessidade de passar por um médico, mas os colírios com corticoide são extremamente nocivos, porque geram catarata e o aumento da pressão ocular. Inúmeros pacientes perderam a vista ou enxergam muito pouco por conta da automedicação com corticoide, que é algo que não precisa de receita. O uso deste medicamento deve sempre ter indicação médica e o acompanhamento de um profissional” acrescenta especialista.

Recomendação do médico

“O oftalmologista é um médico que precisa ser procurado e a recomendação é procura-lo mesmo sem um sintoma, para ter um acompanhamento anual. E isso desde muito cedo, enquanto criança”, diz Dr. Taranta.

Meio século de história

Já são cinco décadas de uma história escrita pelas mãos de médicos cooperados, colaboradores, clientes e pessoas que acreditam na Unimed Campo Grande. Esses 50 anos de existência, lutas e conquistas serão celebrados no dia 12 de maio, data em que é reforçada a trajetória do nascimento de um novo conceito em saúde para nosso estado.

Inúmeros desafios foram enfrentados, mas diversas conquistas foram alcançadas para que hoje a cooperativa médica chegasse à posição de maior plano de saúde de Mato Grosso do Sul. Desde a sua criação, em 1973, os propósitos da Unimed CG continuam sendo a busca constante por cuidado, crescimento e inovação, a fim de proporcionar a melhor assistência à saúde aos seus beneficiários e ser um porto seguro aos médicos cooperados, para que exerçam sua profissão com autonomia e, assim, continuem dialogando de forma democrática os rumos da saúde. Isto é a base do nosso cooperativismo, focado fundamentalmente no ser humano.        

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.